Spread the love
  •  
  •  
  •  
  •  

Os bebês assim que nascem, são ainda muito sensíveis e predispostos a contrair bactérias e vírus mais que um adulto que já criou anticorpos.

Todo cuidado deve ser tomado ao carregar o bebê, portanto sempre que alguém quiser carregar o bebê, deve-se pedir para que faça a higiene das mãos.

Lavar as mãos antes de carregar os bebês recém nascidos é um hábito fundamental para prevenção e disseminação de possíveis vírus ou bactérias.

Principalmente quando a visita vem da rua, o pedido para que lave as mãos deve ser feito de maneira natural e espontâneo.

As mãos são uma das partes do corpo que mais transmitem doenças, por isso devemos também evitar de pegar nas mãozinhas de bebezinhos na rua, privilegiando sempre a cabecinha ou os pés.

O cuidado de lavar as mãos antes de pegar o bebê recém nascido deve se estender a todos os familiares, bem como pai, mãe, irmãos tios e tias, ou avós.

Deve-se lavar bem as mãos sempre após a troca de fraldas do bebê, como também após pegar e brincar com animais domésticos.

Com a frequência aumentadas de lavar as mãos, deve-se usar um creme hidratante, pois o próprio hábito de lavar as mãos antes de pegar o bebê, provoca ressecamento da pele do adulto.

Se tiver uma criança maior em casa, deve-se ensiná-la a criar o hábito de lavar as mãos com água e sabonete sempre.

O hábito de lavar as mãos antes de carregar ou manusear o bebê recém nascido deve ser aumentado quando tiver alguém em casa gripado, resfriado ou com qualquer infecção contagiosa.

Se o bebê for prematuro, esses cuidados devem ser redobrados e com a atenção de não fazer passeios em locais de muita aglomeração.

Muitas vezes um vírus ou uma bactéria que podem ser inofensivos para um adulto ou uma criança maior, pode ser de grande prejuízo para o bebê recèm nascido.

A imunidade dos bebês recèm nascidos são bem menores,

Toda atenção é necessária, porém, sem o desespero, porque pouco a pouco, junto ao desenvolvimento do bebê, os anticorpos vão se formando e fortalecendo gradativamente seu sistema imunológico, principalmente se o bebê amamenta no peito da mãe.

É praticamente impossível afirmar que mesmo tomando todas as precauções de higiene ao carregar a manusear o seu bebê, ele não vai ficar doente em algum momento da vida dele, porém o que deve estar atento é caso o bebê esteja sempre necessitando de atendimento médico e sempre adoecido, pois caso isso aconteça, está na hora dos pais revisarem a forma como estão cuidando do seu bebê.

Além de lavar as mãos antes de carregar o bebê no colo, alguns outros hábitos podem ser implementados na rotina da família como:

  • Fazer o asseio adequado na troca de fraldas, jogando a fralda suja em local adequado onde o bebê não vai ter nenhum contato.
  • Evitar que seu bebê tenha contato com qualquer objeto sujo, ou lixo.
  • Dar banhos regulares em seu bebê, principalmente nas épocas mais quentes do ano.

Lembrando que atitudes podem e devem ser tomadas e mudadas para o bem da saúde do bebê, e esses pequenos e preciosos cuidados são imprescindíveis para manter saudável o bebê desde os primeiros meses de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *