Spread the love
  •  
  •  
  •  
  •  

A primeira gravidez é sempre muito cheia de surpresas na vida de qualquer mulher e isso acaba gerando algumas inseguranças.

Qualquer mulher que deseja amamentar o seu bebê deve se informar a respeito do processo de amamentação antes mesmo do parto, para ter uma amamentação bem sucedida.

A amamentação deve ser um momento de prazer materno e filial. Para os seres humanos é a primeira de troca de olhar. Se esse momento acontecer de uma maneira tranquila, pode ser muito especial e mágico para ambas as partes.

A primeira oportunidade de “encantar-se, apaixonar-se”, acontece nessa primeira troca de olhar que no caso, ocorre na maioria das vezes com a mãe e nesse momento mágico, que é o momento da amamentação.

O “oferecer alimento” não passa apenas pela responsabilidade de alimentar esse bebê fisicamente. Envolve muito mais do que isso, tanto para as mães, como para os bebês.

A mãe logo no início deve oferecer o peito ao recém-nascido, mesmo percebendo que seu leite ainda não desceu, pois existe a produção do colostro, que é um líquido fino rico em anticorpos.
Para evitar maior desconforto da mãe, a boca do bebê deve estar sempre bem aberta e o mamilo introduzido o mais profundamente possível.

A amamentação inicial acontece em geral a cada duas horas, estimulando assim uma maior produção do leite. O leite materno é de rápida e fácil digestão fazendo com que o bebê necessite de mais mamadas do que aconteceria se estivesse usando algum tipo de complementação ou leites artificiais. Mais adiante o próprio bebê acaba adotando uma rotina mais previsível.

A possibilidade de ferir o bico do peito durante a amamentação pode acontecer, mas atualmente há vários recursos que possibilitam que as mães se protejam em relação a isso. Uma dica importante é deixar que os mamilos sequem naturalmente depois de cada mamada, evitando assim possíveis rachaduras.

A amamentação então deve ser vivida com entrosamento, intimidade, cumplicidade e muito amor entre a mãe e seu bebê. Para que isso aconteça procure descansar sempre que puder, criando assim a possibilidade de estar completamente inteira nesse momento de troca tão marcante em sua vida e na do seu bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *