Spread the love
  •  
  •  
  •  
  •  

Todos os pais passam por momentos de inseguranças na educação dos seus filhos.

Saber discernir como e quando delimitar regras para os pequenos,é um grande desafio e muitos pais acabam confundindo castigo, com limite na infância.

Os limites na Infância devem ser claros para que possa gerar segurança e estabilidade emocional na criança. Pais perdidos e inseguros, geram filhos perdidos e inseguros.

Devem existir regras dentro do próprio lar, porque é ali que os pequenos passam grande parte dos seus dias até uma boa parte de sua infância, tornando o seu melhor e mais eficiente laboratório de treinamento para o convívio social no futuro que se aproxima.

Existe uma diferença muitas vezes não identificada entre dar limites e dar castigos. Os limites devem anteceder aos castigos.

Os castigos devem surgir, quando os limites e regras que foram estipuladas, não forem respeitadas pela criança.

Caso os limites e a firmeza com que os pais se posicionem perante aos filhos sejam claros e objetivos, cuidar da criança não se transforma em um papel estressante e tenso.

Outro ponto muito importante a ser esclarecido, são as obrigações e tarefas inegociáveis.

Muitos pais tentam “negociar” tarefas que se colocadas desde cedo para os seus pequenos como obrigações, não se transformam em momentos estressantes, e jamais devem ser usadas como trocas negociáveis.

Podemos citar alguns exemplos:

Escovar os dentes

Esse é um hábito a ser treinado desde muito pequeno, ainda quando bebês, quando após as mamadas, os pais devem para saúde bucal, sistematicamente, devem passar uma fraldinha com água filtrada mesmo nas gengivas, antes dos primeiros dentinhos surgirem. Em geral, a criança que foi acostumada pelos pais após as refeições a fazer essa higienização desde muito cedo, não criará problemas nem tampouco tentará negociar trocas em relação a essa obrigação para o bem de sua saúde bucal.

Tomar Banho

Outro hábito inegociável. Pais que desde cedo habituam a colocarem horários para seus pequenos tomarem seus banhos e tornarem esse momento, um momento até de diversão, cantando, gerando alegria para esse tempo, a criança vai crescer, entendendo que o “tomar banho” faz parte da rotina” do seu dia, e o fará também de maneira tranquila e fluida, sem trazer stress para esse momento.

Tarefas da Escola

Esta também é outra obrigação da criança que se colocada de maneira organizada e descobrindo qual o horário mais adequado para o seu pequeno executar os deveres de casa, ele o fará com tranquilidade e jamais tentará negociar, porque tem consciência de que faz parte de uma de suas obrigações.

Afinal em quais circunstâncias devo negociar com meu filho trocas?

As trocas de negociação, são “volantes”, mudando de família pra família, de casal pra casal. Uma dica para se ter uma referência de regras e tarefas que não devem ser negociadas é:

Tarefas de extrema importância e que não podem ser “deixadas” por fazer, são inegociáveis.Como as três acima que acabei de citar. Para algumas famílias, é de grande importância criar o hábito da criança arrumar sua cama todos os dias, então, esta também, pode ser uma tarefa inegociável, para outras famílias, essa tarefa pode não ser algo de tanta importância, mas que ao longo do crescimento e desenvolvimento da criança os pais desejam implantar esse hábito, então eles podem usar a medida da negociação, até que o habito se torne uma obrigação.

O mais importante de todo aprendizado da educação que os pais dão aos seus filhos é ter como base que:

  • o papel de ser pai e mãe é somente do pai e da mãe.

Jamais dê o papel da autoridade do pai ou da mãe à seu filho, porque além de ser totalmente disfuncional uma família onde o filho desempenhe o papel do pai ou da mãe, isso se torna muito pesado para a criança, ficando cada dia mais difícil e desafiador tomar as rédeas da situação e se apropriar novamente dos papeis trocados, gerando possivelmente um sintomas até físicos na criança.

Famílias, que sejam divididos os papéis de maneira clara, definida e correta. Criança, enquanto criança é feito pra brincar e aprender e jamais para ditar regras, comandar ou mandar.

Famílias, arregacem as mangas e mãos a obra, porque tens muito serviço pela frente!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *