O hábito de criar um campo de interesse pelos livros e pela leitura pode ser inserido na vida de uma criança desde muito cedo, quando pais e cuidadores já introduzem livros como uma maneira de estimular o bebê ainda bem pequeno, a olhar o mundo a sua volta com curiosidade e percepção ao diferente que lhe é apresentado em forma de um livro.
Existem livros apropriados para cada idade, e em um passado não muito distante, bebês a partir de 3 / 4 meses de vida, podem saborear cores, formas, textura em livros adequados pro seu tempo.
Estamos falando de livros de pano que não danificam, não rasgam e podem ser manuseados de maneira segura por um bebê, a medida em que ele vai adquirindo maior coordenação motora para explorar o brinquedo que lhe é entregue com intuito de estimular seu crescimento e amadurecimento de acordo com a fase em que se encontra.
O primeiro contato com livros, pode ser feito pelos pais ou cuidadores, pelas próprias mãos deles mesmos, mostrando as cores, nomeando cada figura e cores apresentadas no livro.
A medida que o bebê vai crescendo e desenvolvendo, o livro sendo de pano ou de material apropriado que possibilita o manuseio pelas próprias mãozinhas do bebê, não apresentando qualquer fator de risco se colocado na boca.
A medida que a criança se desenvolve, pais e cuidadores podem e devem manter o hábito da exploração dos livros, antes mesmo da criança ser alfabetizada.
Livros contém um mundo de fantasia que acabam identificando com o mundo interno da criança.
Aos poucos os pais devem afunilar esse hábito da exploração de livros de acordo com o gosto e interesse de cada criança. Se uma criança se interessa por animais da floresta, quanto mais livros onde tenham animais da floresta forem apresentados a essa criança, maior interesse e desejo pela leitura e exploração de livros, essa criança vai desenvolver.
Existem uma gama enorme de assuntos infantis a serem explorados e estimulados nas crianças através do hábito da leitura.
Existem diversas maneira de estimular o interesse dos pequenos aos livros, bem como levá-los a biblioteca de sua cidade, apresentando o acervo de livros infantis e as possibilidades de aprendizado através dos mesmos.
Enquanto a criança ainda não for alfabetizada, importante que os pais e cuidadores, leiam as histórias de uma forma a dramatizar e de maneira teatral, imitando as vozes dos personagens, enriquecendo esse momento e mostrando aos pequenos o quanto é prazeroso, divertido e importante a leitura em sua vida.
Após a leitura, o adulto pode fazer perguntas sobre a história, sobre a compreensão do pequeno sobre a história contada, sobre o que mais gostou em toda história e se o pequeno teria uma nova versão para o final da história, estimulando assim a imaginação e criatividade da criança.
Para estimular o interesse pelo hábito da leitura, os pais e cuidadores podem criar em casa, ou no próprio quarto da criança, um cantinho da leitura.
Ali podem ser colocados os livrinhos do pequeno leitor, papéis para fazer desenhos sobre as historinhas contadas, lápis, gravuras, quadros, etc.., estimulando assim o hábito da leitura infantil.
Os estímulos são infindáveis, pois fazem parte do desenvolvimento infantil que se inicia desde o nascimento, perdurando por bons anos, até onde dá início a puberdade.
O lar onde ambos os pais têm o hábito da leitura, tem um clima favorável para que a criança também crie o mesmo hábito dos pais ou de um deles.
Uma criança que tem os livros como parte integrante e importante de seu desenvolvimento, acaba vivenciando mesmo que de forma interna, situações muitas vezes estressantes, ajudando-a na elaboração futura de alguns conflitos que possam surgir na sua vida real.
Estimule o contato com livros e a leitura desde muito cedo e isso ativará não apenas a parte emocional do cérebro de sua criança, bem como o desenvolvimento da cognição.
Veja esse link com algumas sugestões de livros para criança.