Quando a criança começa a engatinhar em um ensaio intermitente para iniciar os primeiros passinhos, é momento de estar alerta à segurança no ambiente em que ela mais fica que em geral é a sua casa.
A criança quer ganhar mundo, e, curiosamente interessada em explorar cada cantinho de sua casa, ela parece ter aquela pilha alcalina de duração eterna, muitas vezes deixando seus pais ou cuidadores, exaustos no final do dia.
Por mais que os pais estejam atentos, eles não conseguem ter atenção 100% do tempo e exatamente por isso que devem certificar de que fizeram tudo para evitar que a criança tenha uma queda de escada inusitada, especialmente se ela tiver entre 2 e 3 anos, pois nessa faixa etária ela ainda não tem total controle, domínio e equilíbrio dos seus movimentos.
A partir dos 4 anos a criança tem um maior domínio, equilíbrio e autonomia de todo seu corpo e já pode adquirir o hábito de subir ou descer escadas sozinha, porém com monitoramento dos pais ou cuidadores.
Antes dessa idade, além da atenção redobrada, os pais devem usar de todas as ferramentas necessárias para a proteção dos seus pequenos, como grades e portões específicos, ponteiras nas quinas e cantos das escadas, reforçando assim a segurança em casa.
Pesquisas apontam que muitos casos de acidentes com crianças em escadas, as mesmas estavam no colo dos seus pais ou cuidadores, portanto, deve-se ter muita atenção ao descer com os pequenos no colo, observando o uso de materiais de limpeza nos pisos, que muitas vezes os tornam bastante escorregadios.
A proposta então papais, mamães e cuidadores, quem tem um pequeno em casa deve sempre lembrar da máxima:
“Criança é igual ao leite que você coloca pra ferver, em apenas um segundo de sua distração, ele entorna”.
Estejamos atentos!