Spread the love
  •  
  •  
  •  
  •  

1. Adoleta: As crianças formam uma roda,  juntam as mãos e vão batendo na mão de cada membro conforme vai passando a música: “Adoleta, le peti petecolá, les café com chocolá. Adoleta. Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu, puxa o rabo da panela, quem saiu foi ela, puxa o rabo do pneu, quem saiu foi eu. A brincadeira consiste em bater na mão de sílaba em sílaba, e cada criança deve falar uma sílaba e bater na mão da que estiver ao lado. Assim por diante. A música vai terminar no “eu”. Quando terminar, a pessoa que recebeu o tapa na mão por último terá que pisar no pé de alguém (cada pessoa do jogo só poderá dar um passo na hora que terminar a música). Se ela conseguir, a pessoa em quem ela pisou é eliminada. Se não conseguir, sai.

2. Atravessar a teia: É possível fazer a cama de gato com barbante ou usando papel crepom usando os móveis da casa e paredes, ou em áreas externas nas árvores.

3. Batata quente: Com uma bola em mãos, sentadas em círculos, as crianças devem estar sentadas em um círculo. Uma delas, fora da roda e com os olhos fechados, deve cantar: “Batata quente, quente, quente, quente…” em diferentes velocidades para que as outras passem a bola. Quando ela disser “queimou”, quem estiver com a bola em mãos é eliminado.

4. Bolha de sabão gigante: usando barbante e varetas, você cria um suporte para fazer grandes bolhas de sabão. Basta fazer um círculo com o barbante, e amarrar as varinhas em lados opostos. Para fazer as bolhas, a criança deve, segurando uma varinha em cada mão, molhar o barbante em uma bacia com água e detergente.

5. Boliche de garrafa pet: usando garrafas velhas, você cria um jogo de boliche para as crianças. Você pode pintar as garrafas ou decorar elas com durex.

6. Cabaninha: a mesa da sala ou um canto no jardim podem ganhar uma cobertura mágica de lençol e dar início a uma grande aventura. Brincar de cabaninha é sempre muito divertido. Derivações, como acampamento e festa do pijama também podem ser boas opções.

7. Caça ao tesouro: uma brincadeira clássica. Não há muitas regras, a ideia é esconder pistas que levem as crianças até algum tesouro, e deixar elas se divertirem com a investigação.

8. Cenografia de papelão: a ideia aqui é que a própria brincadeira comece com a construção do cenário. Use uma caixa de papelão criar uma floresta, uma praia, uma cidade ou o que as crianças desejarem. Com peças de lego, brinquedos, tampinhas e canetas, de forma divertida e fluida, a caixa marrom ganhará vida, e as crianças vão se divertir muito.

9. Circuito da casa: você pode transformar os corredores da casa em um enorme jogo de tabuleiro. Envolva as crianças na criação de esse jogo, criando regras e desafios e prêmios para cada casa. Depois, é só jogar!

10. Complete o desenho: essa brincadeira funciona muito bem com crianças de diferentes idades. Para fazer, basta recortar figuras e colar no jornal, depois, a ideia é que as crianças criem desenhos a partir daquelas figuras. Outra ideia é fazer uma enorme colagem e sugerir que todas desenhem juntas,

 

Categories: Brincadeiras

One comment

Idéias Brilhantes Para Meninada Brincar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *