Por mais consciente que um casal esteja das grandes mudanças que envolvem a chegada de um filho, ainda assim, em geral, esse momento acontece com inúmeras surpresas.
Por parte do pai, deve haver uma enorme bagagem de paciência, e a flexibilidade em começar a enxergar em sua parceira um outro viés de atuação, o de ser mãe, além do espírito de cooperação que consequentemente gera a cumplicidade entre eles.
Por parte da mãe, deve haver uma grande atenção em não se abandonar enquanto mulher, pois dessa forma ela possibilita a continuidade do movimento de união e parceria com seu companheiro.
Essa é uma fase de grandes desafios para os dois, portanto quanto mais perceptivos estiverem, menos possibilidade de desentendimentos surgirá.
O ser humano é um ser adaptável com inúmeras facetas e capacidade de desempenhar diversos papéis ao mesmo tempo ao longo de sua vida.
É acreditando nessa afirmação que os pais podem seguir sua vida matrimonial de uma maneira tranquila, sabendo que é na flexibilidade que se adquire a possibilidade de um crescimento familiar com união e harmonia.