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Os bebês já nascem percebendo diferentes tonalidades de cores, e em geral, preferem as cores mais vibrantes.

Logo quando nascem, enxergam com mais nitidez a 30 centímetros de distância dos seus olhinhos.

Recém nascido - desenvolvimento
Recém nascido – desenvolvimento

A partir do 2o mês, eles passam a focar, fixando seu olhar nos objetos, entrando no 3o mês com a movimentação dos deslocamentos das pessoas, acompanhando todo movimento a sua volta.

Aos poucos, o desenvolvimento do bebê amadurece, e a visão tridimensional vai surgindo, e ao primeiro ano de vida, eles já enxergam como o adulto.

O estímulo visual é uma importante ferramenta que deve ser usada com os bebês desde muito cedo.

O primeiro contato que o bebê tem é com os olhos da mãe, sendo esse primeiro contato de grande importância para o desenvolvimento cognitivo-emocional do bebê.

Nesse primeiro contato, a mãe pode iniciar algumas brincadeiras que servem como estímulos para o “aclimatamento” do bebê nesse mundo em que chegou, onde tudo é novo.

Os momentos mais propícios para esse contato podem ser na troca de fralda, ou na hora do banho, ou mesmo em um momento que o bebê se encontra acordado, mais desperto e disposto e consistem em:

  •         Cantarolar em um tom diferente;
  •         Abrir e fechar a boca;
  •         Colocar a língua pra fora;
  •         Abrir e fechar os olhos;
  •         Levantar a sobrancelha.

Todas essas brincadeiras além de serem estímulos para visão, audição, são trocas entre a mãe e o bebê, e vão construindo um campo relacional entre os dois, e ajudam de maneira positiva no desenvolvimento do bebê.

A partir do segundo o terceiro mês de vida, o bebê começa a descobrir as mãozinhas. É aquele momento em que olha atentamente para as mãozinhas, chegando pertinho dos olhos e desferindo pequenos “soquinhos” nos próprios olhinhos.

As cores, os formatos e a textura podem ser experimentados a princípio com brinquedos apropriados e macios.

Existem muitos estímulos que podem e devem ser usados além dos estímulos visuais, como estímulos sonoros e de sensações corporais.

Esse contato e os estímulos vão construindo a relação do bebê com o mundo, onde tudo que é novo pra ele, vai se tornando mais familiar.

A partir do quarto mês de vida, o bebê inicia uma interação com o ambiente a sua volta, observando tudo com maior atenção, chegando a imitar alguns sons que o mundo produz a sua volta.

É o momento da descoberta dos pesinhos. Alguns bebês trazem seus pesinhos até a boca, para os sentirem de maneira mais verdadeira.

A boca é a parte do corpo dos bebês onde eles têm maior sensibilidade, por isso, tudo que lhes é oferecido, eles levam diretamente a sua boquinha.

Essa é a conhecida “Fase Oral”.

A partir do quinto mês de vida o bebê já começa a querer chamar a atenção sobre si, fazendo algumas repetições de maneira graciosa, e isso vai pouco a pouco encantando seus pais e cuidadores.

No sexto mês ele age com alguns mecanismos, como erguer os bracinhos afim de pedir o colo do adulto.

Já balbucia algumas monossílabas como gu-gu, dá-dá, e diante de alguns adultos, por estranhamento, pode “abrir um berreiro”.

É a partir do sétimo mês que pode iniciar o aprendizado de engatinhar e usar seu corpo para chegar a um determinado objeto, um brinquedo ou algo que aguce a sua curiosidade.

Já aprende a brincar e quando um adulto esconde algum brinquedo, ele busca o mesmo, sabendo que existe e que só está fora do seu alcance.

Quando entra no oitavo mês, a capacidade que entra em maior desenvolvimento é a memória. Já atende pelo próprio nome, faz trocas mais efetivas nas brincadeiras com adultos e já reconhece músicas, rimas e nomes familiares.

Aos nove meses o bebê aprende a dar tchau, a levantar os pesinhos para calçar os sapatos.

Entra no décimo mês com toda graciosidade e curiosidade, brincando com livros e atirando objetos para serem resgatados por um adulto.

Aos onze meses faz graça pros adultos, podendo alguns bebês quando estimulados a falarem seu próprio nome, ou pequenas palavras.

Ao completar um aninho o bebê já entende algumas regras sociais que lhe são ensinadas como cumprimentar com beijo.

Já é capaz de reconhecer alguns personagens que lhes são favoritos, demonstrando satisfação e alegria quando os vê.

Completamos um ano de vida com muitas descobertas e daqui pra frente, após iniciar o “caminhar com as próprias pernas”, mostra-se disposto a “ganhar o mundo”, que daqui pra frente será de grandes descobertas e inúmeros e gratificantes desafios.

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